It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Qual a diferença da google?

Bom dia pessoal,

Antes de começar a trabalhar nesta terça-feira, resolvi dividir com vocês uma dúvida que tive a acordar hoje. Ontem foi o dia dos meus podcasts (me cobrem indicações para PodCasts), então ouvi muitos comentários sobre aplicativos que vão desde navegadores até aplicativos para celulares.

Mas a questão é a seguinte, o que a Microsoft fez para ser tão odiada? E o que o Google tem para ser “tão esperado”?

Observe comigo alguns acontecimentos de 2008…

Browsers

Firefox Download Day, da Mozila, um dos grandes acontecimentos da internet em 2008. O Firefox 3 veio prometendo muito, porque os usuários do firefox são bem fieis, lutam e divulgam o aplicativo como “usuários do slackware”. Eu mesmo acompanhei alguns amigos fazendo verdadeiras odisseias para esse evento. O internet explorer, que teimava em não seguir recomendações dos padrões para a internet, vendo a sua marca no marketing share do mercado de browsers diminuir, anunciou, ainda em 2008, que fará uma re-estruturação do seu navegador para incorporar essas recomendações. Mas duvido muito que consiga parar o crescente uso do Firefox. Disputa de grandes a parte, surgiu o boato do Chrome, browser da google, pronto. Todos apreensivos, porque a **GOOGLE** vai lançar o “”MELHOR”” browser do mundo. Todo mundo esperando…e…e…FIASCO! Trava com o vento… E depois de uma semana do lançamento, acabou o bafafa do chrome e praticamente desapareceu do mundo dos browsers. Até os “googles maníacos” apareceram para cutucar a gigante da internet pedindo para abandonar a estratégia de sempre colocar seus produtos em versão beta (Não faço a mínima idéia de quanto tempo o orkut tem, mas desde que eu sou usuário, entenda aí uns 3 a 4 anos, ele AINDA não saiu da versão beta!).

SO para celulares

Muito se fala que os smarphone substituirão os notebooks por conta da convergência digital (televisão, internet e telefonia), por isso, muitos fabricantes e empresas de software tem apostado forte na criação de Sistemas Operacionais e aplicativos para esta plataforma. Na área de aplicativos, tem dos mais variados que vão desde o inusitado e bem apessoado aplicativo de controle menstrual do IPHONE a aplicativos de jogos dos mais diversos. Quanto aos SO, temos a briga de gigantes como SymbianOS, da Nokia, e o Mac OS X, da Apple. Agora, todos apreensivos novamente para saber se o Android, da google, que está apenas no G1 da HTC vai pegar. As impressões iniciais é que ele é comparativo com todos os serviços da google, onde oferece informações dos serviços no próprio smartphone.

Mundos Virtuais

Depois do BUM do second life, o mundo começou a olhar direito para os aplicativos de mundos virtuais. Antes só existiam jogos com essas características, contudo, despontou outro rumo deste software. Novamente, todo mundo apreensivo porque a google prometia criar um mundo virtual e integrar todos os seus sistemas. Disponibilizaram, mais uma vez, a versão beta deste serviço…e…e…viram que o mundos virtuais não tava despontando como killer application, então cancelaram o projeto.

Agora vocês me digam, PORQUE? Porque a google leva toda essa aurea de “”perfeita””? E a microsoft, em todo serviço que tenta fazer para internet é tão mal vista? Entenda-se serviços da microsoft como hotmail, Spaces e tantos outros. Respondendo a mim mesmo: EU NÃO SEI!

janeiro 27, 2009 - Posted by | Celular, Mobilidade | , , , , , , , , ,

8 Comentários »

  1. 1 – Sobre a questão de aplicativos beta: Isso é uma filosofia de web 2.0 na qual o aplicativ Web sempre está em testes, feitos pelos usuários na aplicação rodando, e assim, está sempre melhorando. Não quer dizer que o que está rodando é ruim ou experimental. O beta do google chrome foi retirado porque querem incluir o software em computadores novos, e não é da cultura de aplicativos stand-alone serem incluídos num computador novo sob o título de beta.

    2 – É Symbian e não symbia.

    3 – Essa palavra compativo acho q n existe😛

    4 – Esse lance do google ser queridinho faz parte das iniciativas da empresa de trazer produtos inovadores, e da filosofia deles de “Don’t be evil”, que diferente da Microsoft não impõe seus produtos goela a baixo. De qualquer jeito sempre foi assim, a empresa dominadora é vista sempre como má pois há o monopólio, até que uma rival apareça e venha como “a salvadora” para depois que tomar o mercado ser a nova vilã. Esse era o caso da IBM quando a Microsoft surgiu para desbancá-la.

    5 – O myspace foi comprado pela Microsoft? Tava sabendo não dessa… sempre achei aquilo uma porcaria, o usuário pode mudar o fundo de tela e algumas coisas, algumas páginas ficam simplesmente ilegíveis, acho isso ridículo. E por causa disso eu vi ma votação considerando o myspace o pior site do mundo daskosa

    6 – Esse link pros comentários tá mto escondido!

    Comentário por Ícaro | janeiro 27, 2009

  2. 1 – Essa palavra aplicativ acho que não existe ¬¬’

    2 – Eu li em uma notícia que o beta tinha sido retirado por pressão dos google’s maniacos, essa parte de serem incluídos em computadores novos, não estou por dentro não.

    3 – Sorry, errei o nome do Symbian mesmo =) Vou corrigir…

    4 – Então, a google será a nova vilã e alguma outra empresa virá pra ser a salvadora? Porque a google já está mais que dominando a internet (ou pelo menos, querendo!) Ah algum tempo tenho visto a google diversificar por demais o portefólio dela.

    5 – Sorry, errei novamente. Queria falar Spaces e não MySpace. Para responder sua pergunta, não, o MySpace é da Google.

    6 – Isso é do tema do bagulho!😛

    Comentário por Marco Rosner | janeiro 27, 2009

  3. Números do podcast da Info: http://info.abril.com.br/podcast/semanatech132.mp3

    Já foram vendidos 1 milhão da G1

    =O

    Comentário por Marco Rosner | janeiro 27, 2009

  4. Apesar de filosófico, o post é bem interessante o post Marco. Aí vão alguns comentários/pedidos:

    1) Use um corretor ortográfico ao escrever os posts, senão você pode ser acusado de homicídio culposo (uma vez que Ícaro quase infarta :P).
    2) Por favor, posta o link da iniciativa de mundo virtual da Google
    3) Concordo plenamente com o ponto 4 levantado por Ícaro. Tenho apenas um adendo que é a abertura ao público de vários projetos de sucesso, por exemplo os Proto Buffers.
    4) Onde você leu que o Chrome é um fiasco? Conhece algum link com estatísticas a este respeito ?
    5) Aproveita e posta o link do ranking das melhores empresas pra se trabalhar. Assim seus leitores podem ter idéias de onde submeterem os currículos.

    Abraços

    Comentário por Daniel Fireman | janeiro 28, 2009

  5. ¬¬’

    Esses caras estão com sacanagem comigo…

    1 – Quando eu postei isso tava aperriado pra começar meu dia de trabalho, não prestei tanta atenção assim na escrita não. Mas tudo bem, irei mandar um e-mail pra os dois antes de postar aqui no blog, ta bom MEUS CORRETORES? ¬¬’
    2 – Link do Lively: http://www.lively.com (você será redirecionado para uma página chamada goodbye.html😛 ) Outras informações aqui: [1 – Informações gerais] [2 – Notícia] [3 – Notícia] [4 – Wikipedia]
    3 – Fireman, tu pode fazer um post explicando o que danado é esse Proto Buffers? Valeu! =)
    4 – Rapaz, fora o seu pai, todo mundo que eu já ouvi falar que instalou o Chrome, desinstalou! Pega o Chrome em MAC? hohohho Mas se você quer uma indicação de leitura veja isso: Probando Google Chrome – Un fiasco e, mais forte ainda, Google Chrome, o pior produto do Google. Também ouvi num dos podcasts que eu escuto, acho que foi o SemanaTech da info, não tenho certeza…
    5 – Vou fazer um post sobre isso!😉

    Um abraço,

    Comentário por Marco Rosner | janeiro 28, 2009

  6. Fala Marco,

    3) http://code.google.com/apis/protocolbuffers/
    4) Google Chrome não pega no MAC (e nem no linux, diga-se de passagem). By the way, quantos programas escritos em C/C++ e minimamente complexos (que usam recursos nativos como threads e/ou I/O de rede assíncrono) você já fez que “pegam” em mais de 2 sistemas operacionais ? Eu não fiz nenhum ainda.

    Li os links que você postou. Não vou comentar pra não alongar mais a discussão. Segue mais um link interessante:
    http://blogoscoped.com/google-chrome/

    Comentário por Daniel Fireman | janeiro 28, 2009

  7. Mais uma informação: O orkut fez 5 anos de existencia no dia 24 de janeiro de 2009! Link: http://jc.uol.com.br/tvjornal/2009/01/28/not_174809.php

    Comentário por Marco Rosner | fevereiro 2, 2009

  8. […] Qual a diferença do google? […]

    Pingback por Coming soon: Smartphone! « It’s knowledge, baby | maio 15, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: