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Identificando oportunidades

Pessoal,

Estou estudando empreendedorismo e resolvi colocar alguma coisa legal aqui pra vocês sobre essa matérias que tanto me interesso. Então segue um texto sobre identificação das oportunidades. Para quem deseja ser um empreendedor, isso é de fundamental importância. O texto é bem superficial, mas dá pra ficar uma idéia a vocês!

Espero que gostem…

Identificação das Oportunidades

Empreender é uma atividade de grande importância para a sociedade, pois ao abrir uma empresa é gerado diversos benefícios como empregos e riquezas. Mas manter uma empresa aberta não é fácil, é necessário um bom planejamento do negócio, compreender as dificulades em administrar a empresa, as dificuldades em atender às necessidades do mercado, entre outras. Além disso, precisa-se ser bastante ágil para responder às novas exigências de mercado, pois o mundo globalizado requer rapidez e esperteza para saber identificar e aproveitar as oportunidades.

Em Busca das Oportunidades

Onde reside uma oportunidade? Como ela é identificada? Qual o momento de uma oportunidade? Oportunidade é igual a uma idéia de negócio? Não! Uma idéia de negócio apenas vira uma oportunidade caso ela vá de encontro a uma necessidade de um nicho de mercado, ou seja, que essa idéia possa atender a clientes em potencial. A oportunidade reside em uma boa idéia aliada a um bom momento do mercado em relação a absorção daquele produto ou serviço. Isto é, oportunidade tem seu momento correto para surgir. O Empreendedor por sua vez tem que estar em contato com seus clientes, concorrentes, empregados, fornecedores e empresários de outros setores através de feiras, exposições e eventos relacionados ao setor de negocio no qual a empresa atua, além de ler revistas do segmento, participar de reuniões e encontros em associações.

O primeiro serviço de disque-pizza a domicílio

Antigamente, as pessoas (clientes em potencial) que desejassem comer pizza, teriam que se deslocar da sua casa e conforto para ir até uma pizzaria e efetuar seu pedido a la carte. Um empreendedor percebeu que as pessoas estavam ficando cada vezmais sem tempo e que, essas mesmas pessoas, tinham telefones e, se elas tivessem uma opção, certamente ligariam para fazer um pedido. Idéia aliada a necessidade de clientes em potencial igual a uma oportunidade de negocio. Mas e os empreendedores de outros setores? Eles também estavam por dentro dessa novidade e assim foram criados os serviços de entrega de alimentos, churrascos, comida italiana, japonesa, chinesa, etc.
Mas atualmente qual a pizzaria que não oferece serviço de entrega? Portanto, isso é a dinâmica da oportunidade. O tempo de oferecer diferenciação com base no serviço de entrega já não existe mais e as empresas que forçam ter seu diferencial em uma oportunidade a muito detectada estão fadadas a fechar as portas.

Como a empresa pode melhorar aquilo que já faz?

O empreendedor deve ter em mente várias respostas para essa pergunta, porém ele deve estar atento aos riscos do desconhecido. Sendo assim, a empresa deve procurar meios para reduzir os riscos dessa oportunidade encontrada. Como a empresa poderia desenvolver tal ação? Respondendo as seguintes questões:

• existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou ésuprida com deficiências?
• qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil? Onde se localizam?
• quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
• existem ameaças, como por exemplo, uma nova tecnologia que está prestes a entrar no mercado?
• existem aspectos legais específicos que devem ser considerados? quais são os valores que o novo produto/serviço agrega para os clientes?
• quais são as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio?
• será que o momento correto é realmente este?
• a oportunidade de negócio condiz com as expectativas de lucro da empresa?
• qual é o investimento necessário? A empresa tem capacidade para isso?
• tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?
• e outras…

Mas a oportunidade não é tudo. Deve-se entender que a oportunidade deve estar atrelada a uma boa administração, isso quer dizer, Planejamento, Acompanhamento e Controle e Coerência.

– Planejamento

Em administração, planejar é de suma importância e pode levar uma oportunidade ao sucesso ou ao fracasso. Planejar, de uma forma simples, é responder questões ainda mais simples, porém nada triviais, como: O que será feito? Como será feito? Quando irá custar? Quem irá fazer? Porque será feito? e Quando será feito?

– Acompanhamento e controle

Planejamento sem acompanhamento não dá em nada. Para que o planejamento dê frutos, é preciso que nele tenha sido delimitado pontos de aferimento quando ao sucesso ou fracasso da ação pretendida e, se possível, ações para responder de forma rápida e direta àquela falha/sucesso.

– Coerência

Em todos os processos de administração precisa-se ter coerência. Não adianta planejar as ações de forma brilhante, mas que entre elas não exista uma inter-relação ou nenhuma coerência. Não se pode mudar o posicionamento de sua loja de vestimento adulto para o segmento jovem sem adaptar seus processo, instalações, decoração, forma de atendimento, entre outros.

Se não houver coerência entre a oportunidade e o negócio, é muito provável que faltem clientes.

Resumindo:

imagem

fevereiro 28, 2009 - Posted by | Administração |

1 Comentário »

  1. Hoje pode encontrar muitas formas de oportunidades na web.

    Comentário por Edei | janeiro 3, 2011


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