It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Processamento de Informação no Homem

Pessoal,

Estou aqui pra falar de uma área que não é muito a minha, mas o assunto me chamou atenção (por envolver um pouco de psicologia) e queria compartilhar com vocês.

Não sei se já comentei aqui no Blog, mas estou no último semestre da faculdade e estou vendo, além da matéria de empreendedorismo (essa vocês já sabem), a matéria de IHC – Interface Homem Computador, que “carinhosamente” eu chamo de MODA … =) … porque inicialmente falávamos de cores, combinações e esse tipo de coisa…[de fresco]

Bom, mas estou aqui pra falar de MPIH – Modelo de Processamento de Informação Humano – o qual foi desenvolvido por Card et al (1983). Este modelo foi criado com a intenção de prever, aproximadamente, a interação usuário-computador, com relação a comportamentos.

O modelo é constituído de três sub-sistemas: Sistema Perceptual (SP), Sistema Cognitivo (SC) e Sistema Motor (SM)

Você gosta de siglas? Acostume-se! =)

Você gosta de siglas? Acostume-se! =)

Todo o processo de processamento de informação no Homem, seguindo o modelo proposto por Card, começa no Processador Perceptual (PP), onde o usuário é submetido a um estimulo que pode ser visual ou audível. Deste ponto, é criada uma versão análoga a real na MIV – Memória de Imagem Visual – ou na MIA – Memória de Imagem Auditiva. Então, entra em cena o Processador Cognitivo (PC), o qual fará a interação entre a MCD – Memória de Curta Duração – ou MT – Memória de Trabalho – e a MLD – Memória de Longa Duração, através de chunks (slots, pedaços, partes) de informações para que o ciclo chamado Reconhece-Age possa entrar em operação através do Processador Motor (PM).

Reconhece-Age

Este ciclo é o ato de o usuário ser submetido a um estimulo e que dentro da sua MLD contenha alguma informação (chunks de memória) sobre o que fazer com relação àquele estimulo. Exemplificando, ao entrar num site onde é preciso fazer login, por exemplo, seu e-mail, você é submetido a um estimulo, ou seja, a visão dos campos que devem ser preenchidos (normalmente) com seu login e sua senha. Seu PP é quem envia esse estimulo ao MIV na MT, que a partir daí, é processado pelo PC através de chunks da MLD, a qual RECONHECE o estimulo e oferece as informações (usuário e senha) para a MT que AGE, colocando as informações nos campos requeridos através do PM.

Outro dia, postarei os princípios relacionados ao MPIH😉

Espero que tenham gostado…

março 12, 2009 - Posted by | IHC | , ,

2 Comentários »

  1. “a matéria de IHC – Interface Homem Computador, que “carinhosamente” eu chamo de MODA … =) … porque inicialmente falávamos de cores, combinações e esse tipo de coisa…[de fresco]”

    Deixa a Samanta ler isso =p!
    ahahahhaha

    Comentário por _raissa | abril 17, 2009

  2. ahahahah

    Existe uma explicação sobre esse pseudônimo para a matéria! Na primeira aula, a professora resolveu, em uma hora, analisar as roupas da galera pra ver se tava combinando, resultado quase todo mundo reprovado (desde quando computeiro sabe combinação de cores? =S). Daí na outra aula, todo mundo arrumadinho, combinando e foi aquela zuação! Com direito a nova analise de professora e tudo mais! ahahahahha =D

    Comentário por Marco Rosner | abril 17, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: