It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Wikirank

Mais uma ferramenta pra vocês…

O que é Wikirank?

Wikirank é um aplicativo para mostrar o que as pessoas estão lendo na Wikipedia e, conseqüentemente, quais as próximas tendências e oferece para você relevantes assuntos para posts em blogs e sites de mídia social.

Os dados obtidos pelo Wikirank são extraídos diretamente dos servidores da Wikipedia, o qual a Fundação Wikimedia torna disponível como serviço público.

Como usar?

Comparar tópicos

Você pode inserir assuntos no campo superior direito disponível no site do Wikirank e comprar qual desses assuntos são mais pesquisados na Wikipedia.

– Os mais populares das últimas 24 horas

Há uma lista na página principal do Wikirank, a qual mostra quais os assuntos (tópicos) mais acessados dentro das últimas 24 horas. Esta lista mostra algum assunto que está em foco naquele dia, como um evento, um show, a morte de alguma celebridade ou alguma coisa que chame atenção das pessoas.

– Os mais populares dos últimos 30 dias

Há uma lista na página principal do Wikirank, a qual mostra quais os assuntos (tópicos) mais acessados dentro das últimas 30 horas. Esta lista, a contra ponto da anterior, indica assuntos que tem sido frequentemente acessados, isso pode demonstrar assuntos mais sérios e interessantes que demandam um tempo maior para completo entendimento/estudo ou até mesmo que seja um assunto (tópico) frequentimente referênciado.

Em suma, o wikirank serve apenas para seu entreterimento e esclarecimento.

Vale salientar também que esse aplicativo não foi feito pela Fundação Wikimedia (Foundation Wikimedia). O Wkirank foi desenvolvido pela Small Batch Inc.

Enjoy it! =)

março 29, 2009 - Posted by | Computação |

3 Comentários »

  1. Pra começar a conversa, achei esse nome equivocado. O certo seria WikiTrends, pois essa ferramenta é igual ao google trends, só que pra Wikipédia. É uma análise de tendência (trend). *Rank é mais usado pra algoritmos de relevância de conteúdo como o Google PageRank, ou o FolkRank (num artigo que li que faz o mesmo pra folksonomias). Você faz um pesquisa sobre um assunto, que sites devem vir primeiro? Isso é um algoritmo de rank.

    Por exemplo, a tendência de Lost é que a página seja bem acessada nos dias posteriores ao episódio às quintas.

    Não acho que 30 dias necessariamente signifique assuntos complexos, mas assuntos mais sólidos do que “Brawn GP Ltd. is a Formula One motor racing team and constructor”, a sensação do momento. São coisas que despertam interesse mais contínuo.

    A função de comparação é fantástica, mas como o serviço só foi lançado agora, diferente do google trends, as análises tendem a ser mais superficiais. Atualmente, Ruby desperta MUITO mais interesse que Java, Python e PHP, segundo essa ferramenta.

    Comentário por Ícaro | março 29, 2009

  2. Completando… A ferramenta só faz comparação até 90 dias atrás e o Google Trends desde 2004.

    Esse comentário deu tanto trabalho pra fazer q eu tô pensando em transformar em post e tomar coragem pra reativar meu blog.😛

    Comentário por Ícaro | março 29, 2009

  3. Pow…to vendo que deu trabalho mesmo eheheheh

    Reative o seu blog pow…a idéia é também essa…discussões são legais =)

    E por falar em discutir… pra mim, assuntos complexos são assuntos “mais sólidos” =)

    Não conhecia o google trends, mas me pareceu ser bem legal e muito mais útil que o Wikirank.

    Comentário por Marco Rosner | março 30, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: