It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

SparTag.us

Pessoal,

Aqui mostro mais uma ferramenta, dessa vez um add-on do Firefox, para aqueles que gostam de ler textos pelo computador e marcar alguns trechos (através de tags) para posterior consulta ou referência. Esse aplicativo é bem legal para aquelas pessoas que estão interessadas em fazer artigos científicos, pesquisas para projetos ou, apenas, reunir textos/trechos sobre algum assunto determinado.

SparTag.us

SparTag.us é um novo sistema de anotações colaborativas, o qual utiliza a técnica conhecida por “Click2Tag” para prover palavras fáceis como tags diretamente sobre o conteúdo web no qual está navegando. SparTag.us também habilita os usuários a selecionar textos que está sendo lido no site acessado e, automaticamente, salvar em um “caderno-virtual”. Tudo isso pode ser compartilhado com seus amigos ou parceiros de projeto.

A PARC – Palo Alto Research Center – através da sua área de pesquisa Augmented Social Cognition foi quem desenvolveu essa nova tecnologia.

O que tem por trás do SparTag.us?

O add-on SparTag.us é dividido em duas partes: uma extenção no browser do lado do cliente e um servidor.

No lado do cliente fica a extenção do Firefox, o qual fica incluído em uma barra de ferramentas do browser. Esta extenção insere um código AJAX nas paginas web enquanto é extraído o texto do paragrafo e encaminha para o servidor do SparTag.us. Em retorno, o servidor entrega os dados das anotações criadas pelo usuário para o paragrafo. Após isso, é mostrado as anotações na página web. Quando o usuário define tags ou seleciona paragrafos para anotação de dados, esses dados são enviados ao servidor SparTag.us, que são armazenados no banco de dados.

O lado do servidor é um servidor Apache Tomcat que roda Java servlets e coneta-se a um banco de dados MySQL. O banco de dados armazena os dados do usuário. Mas que dados são esses? Esses dados são o que respondem as seguintes questões: O que é a tag? Qual paragrafo aquela tag está vínculada? Por quem e quando foi criada as tags?

O servidor também oferece outros serviços como autenticação de usuários.

abril 12, 2009 - Posted by | Computação | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: