It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Cores

Antes que algum engraçadinho venha com piadas do tipo “ow só que boiolagem no blog do Marco”, me antecipo a explicar que essa é mais um assunto de IHC que visa explicar o que está por trás das cores que vemos no nosso dia-a-dia.

Cores tem significado? Sim! Tem e uma rápida pesquisa no google irá lhe mostrar vários sites que contém os significado das cores. Como exercício, eu analisei alguns sites sobre a ótica das cores (e não das imagens/fotografias). Esse é um aspecto muito importante na construção de designs de marcas, sites, produtos e tudo aquilo que sirva para causar algum sentimento no usuário/cliente.

Vejamos as análises:

Accor Hotels
http://www.accorhotels.com.br/home/pt/

Análise:
Com tons de azul que variam do claro ao escuro e um degradê violeta, o site da Accor Hotels transparece calmaria, tranquilidade e saúde emocional, sentimentos que estão condizentes com a motivação do site que é levar seu visitante/cliente ao prazer da calmaria e da descoberta de novos lugares.

Significado das cores:
A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranqüilidade.
A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

###################################################

Matriz Hamburgueria
http://www.matrizhamburgueria.com.br/

Análise:
O site Matriz Hamburgueria Bar utiliza muito o branco e preto, cores neutras, não despertando um desejo pelo produto ao qual está sendo comercializado. O uso de vermelho escuro e laranja, cores propícias (cores quentes) para despertar o desejo pelo produto são pouco exploradas, deixando a desejar no quesito design.

Significado das cores:
O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.
O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
O vermelho é uma cor quente, estimulante. É a cor da paixão e do sentimento. Significa paixão, conquista, desejo, liderança e força de vontade.
O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.

###################################################

Travessia Ecoturismo
http://www.travessia.tur.br/pt/default.asp

Análise:
O site da agência de turismo Travessia Ecoturismo faz uso das cores vermelha, laranja e amarelo claro e escuro, dando a sensação de estimulo, movimento, desejo, energia, sentimento estes que são bem presentes no produto que está sendo comercializado que é o turismo de aventura.

Significado das cores:
O vermelho é uma cor quente, estimulante. É a cor da paixão e do sentimento. Significa paixão, conquista, desejo, liderança e força de vontade.
O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.
A cor amarela traz energia, otimismo, criatividade. É uma cor que desperta, traz descontração e esperança. Transmite calor.

Observação: Não sabia que era tão díficil obter alguma descrição de sentimento do pessoal de exatas. =S Tentei perguntar a alguns amigos(as) da área, mas as respostas sempre eram técnicas demais, porque isso? Povo sem coração!😛

Piadinha: Esse post é direcionado especialmente aos usuários do MAC, veja o motivo, aqui e aqui! =x

abril 14, 2009 - Posted by | IHC |

2 Comentários »

  1. AMEI esse post mais pra frente coloco ele no meu blog.
    Conheço pessoas na área de exatas que tem um grande problema nessa área de cores. Toda vez que vejo alguns “programas” ou até mesmo sites desenvolvidos por eles, me espanto com um roxo abóbora com verde limão.
    Outra coisa que reparei que poucas faculdades que eu conheço colocam IHC na grade, eu mesmo, tive uma semana de aula nisso mais dentro de história da arte. E quando colocam, nunca a levam a sério. Só tive mais contato com isso no curso de Comunicação Social.

    Quanto a piada, sem comentários😛

    Comentário por _raissa | abril 17, 2009

  2. Respondendo com um comentário que fiz pra você por email:

    O estudo do design é importante “para todo mundo, nem que seja pelo lado psicológico e funcional. Design é uma área bem interessante quando se estuda a usabilidade e a forma das coisas, engana-se quem pensa que Design é apenas “coisas de fresco”.”

    Sobre IHC, vai essa notícia que achei bem legal: http://br-linux.org/2009/google-facilita-uso-de-telas-sensiveis-ao-toque-para-deficientes-visuais/

    Comentário por Marco Rosner | abril 17, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: