It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Tudo junto e misturado – Twitter

Opa pessoal,

Fiquei a semana passada toda escrevendo e revisando alguns artigos para sair da inércia, queria tentar escrever alguma coisa sobre os meus estudos na graduação para ganhar alguns pontos nas possiveis seleções de mestrado que acontecerão no próximo semestre. Na verdade, deve ter umas 3 ou 4 semanas que eu venho lendo e escrevendo alguma coisa, mas a semana  passada foi violenta, cheguei a passar 9 horas em cima de dois artigos revisando…

Mas bom, estou eu aqui de volta e com um monte de assunto pra comentar. Vamos por parte, como Jake, O estripador: (isso me lembra aqueles inumeros e-mails das listas da ENEC ehehehehe…)

Acompanhando essa febre que está acometendo a internet, vejo que amigos meus criaram sua conta no twitter, organizadores de eventos criam o seu (ENECOMP 2009 – evento que eu também estou ajudando a organizar), celebridades fazem apostas para quem chega no 1 milhão de seguidores primeiro, restaurante usa o twitter para dizer onde está, “cadeira” cria seu twitter para divulgar as flatulencias do seu dono desocupado e tantos e TANTOS (ou como diria uma amiga minha: “tipo muito, tipo BASTANTE!” =P) outros causos absurdos e totalmente descenessários.

Estou comentando isso porque não vejo utilidade alguma para criar um twitter. Blog é uma ferramenta interessante, onde você pode escrever artigos, dar informação sobre algum assunto, falar sobre o seu dia a dia, divulgar suas opiniões e tudo o mais que você deseje, mas porque criar uma limitação besta de 140 caracteres (microblogging) e contar  coisa do seu dia a dia na web? O twitter nada mais é que uma ferramenta que caiu no gosto do povo que gosta de abrir sua vida pra o mundo, ver que sua vida vazia, sem graça e totalmente desocupada, é acompanhada por inumeros outros desocupados. Algo do tipo, eu tenho 999 amigos no orkut e por isso, sou O cara…(GB!)

A primeira aplicação que eu tive notícias, e quando conheci o twitter, foi o “blog” por dispositivo móvel que ganhou fama com a moda do Iphone e o engatinhamento da tecnologia 3G. Até aí, ainda achei que poderia ser interessante, já que algumas pessoas desocupadas, tem prazer de divulgar sua vida minuto a minuto na web. Mas depois com o advendo de alguns programas que davam a oportunidade (GB!) de publicar via desktop, a coisa desandou e começou a virar a mais nova moda (depois do orkut). Daqui a pouco, como aconteceu com uma colega minha, não vão mais perguntar seu nome e sim seu twitter! =S Ôxe!!!

Fora aplicações de cunho comercial, como a empresa que citei no começo desse texto ou outras empresas que utilizam ferramentas para fazer marketing no twitter – afinal de contas, alguem tem que ganhar dinheiro com a ociosidade e a desocupação das pessoas -, não vejo nenhuma serventia para aquilo.

Queria fazer uma interação com os donos de twitters. Aqueles que ficaram indignados ou não com minha critica, por favor, me digam porque e para que serve seu twitter, porque um usuário comum da internet teria que criar um twitter? O que isso trouxe de bom pra a sua vida?

maio 11, 2009 - Posted by | Computação, Notícias |

8 Comentários »

  1. Eu tb tinha essa visão do Twitter antes de entrar nele. Porra, que saco, a galera fica “ai, almoçei feijoada”. Daqui a 30 minutos, “ai peidei”. Não é isso.

    Uma das coisas mais interessantes que tá acontecendo no Twitter é o compartilhamento de links. O que já está fazendo o Delicious obsoleto, e fatalmente está enfraquecendo (mas não matando) o RSS, como eu acabei de postar aqui no blog.

    Comentário por Ícaro Medeiros | maio 12, 2009

  2. Não consigo ver dessa forma. Pra mim, uma coisa é uma coisa, outra coisa é OUTRA coisa! O twitter veio para dar informações rápidas e especificas de algo, ele não tem apelo multimidia (fotos e videos em seu twitter), contudo, o usuário deseja isso e acaba linkando outras formas de associar isso ao seu twitter. RSS é um sistema totalmente diferente, ele pretende indicar atualizações de sites através de programas dedicados a leitura. O problema do twitter ser utilizado para o mesmo fim do RSS (que realmente pode ser feito) é o filtro daquilo que você deseja e o tamanho da descrição da notícia que está sendo linkada. Por exemplo, no twitter você pode colocar um link, mas a sua descrição deve obdecer o limite de 140 caracteres, já num RSS você pode receber tanto a notícia completa, caso você queira ler ela no seu leitor de RSS ou, apenas, uma breve descrição. (ambos os casos são definidos pelo autor da notícia)

    Então, pra mim, isso que você diz de que o twitter está “enfraquecendo” o RSS, não é bem verdade. Eu concordo sim que como a moda do twitter ta bem grande, acabe convergindo algumas tecnologias para ela (como o que aconteceu também com o orkut, vide vídeos que são praticamente um canal do youtube no seu profile).

    Isso é uma questão de moda e não de enfraquecimento. Moda passa, o RSS pode ser ultrapassado, mas por uma tecnologia/ferramenta que tenha o mesmo fim que o seu e não que apenas use os seus serviços.

    Comentário por Marco Rosner | maio 12, 2009

  3. “ele não tem apelo multimidia (fotos e videos em seu twitter)”

    Tem sim. Pelo PowerTwitter vc vê os links que mandaram do Youtube embutidos na página.

    Fotos: Twitpic e mais outros 300 serviços fazem o mesmo pra fotos e ainda permitem hospedar a foto, com comentários pra ela, etc, td integrado com o Twitter.

    Sobre os links, que são encurtados, o PowerTwitter transforma a âncora no título da página😉

    Não é questão de moda não, Marco. O Twitter veio pra ficar, até algo melhor aparecer😉

    Comentário por Ícaro Medeiros | maio 12, 2009

  4. Bom, até onde eu li aqui, o PowerTwitter é um add-on do Firefox, ou seja, o próprio Twitter (a quem eu me referi) não tem esse apelo multimidia, outras ferramentas que integram (e complementam) ele pode ter. Por causa de todo o apelo popular em volta do twitter, muitos aplicativos (aqui você pode ver algumas ferramentas de marketing) tem sido criados e aplicados para tirar o melhor dos usuários desocupados! =)

    A grande realidade é que o Twitter nasceu para ser um aplicativo móvel e perdeu seu foco quando foi para o desktop. Repito aquela celebre frase altamente filosofica: uma coisa é uma coisa, outra coisa é OUTRA coisa!

    Comentário por Marco Rosner | maio 12, 2009

  5. Já falei isso no meu blog: Nada a ver seu Marco, “o senhor não tem envergadura moral”! Que absuro discutir se é útil pra Desktop/Mobile, é útil na WEB!!

    O PowerTwitter é um addon sim que simplifica ver embutidos imagens/vídeos no browser, e nada impede que o Twitter venha a utilizar suas funcionalidades.

    O Twitter é sim muito interessante e vc vai acabar cedendo e parando um esse mimimi anti-hype.

    Comentário por Ícaro Medeiros | maio 12, 2009

  6. O Twitter está no “peak of inflated expectations”.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Hype_cycle

    Provavelmente vai cair, principalmente se começar a encher de propaganda (via tuitadas) ou pelo próprio sistema. Além disso, muitos usuários vão enjoar. Mas depois volta a crescer.

    Comentário por Ícaro Medeiros | maio 12, 2009

  7. Icaro, para mim, é fácil entender que as aplicações mobile tem que acompanhar as limitações dos dispositivos moveis, visto isso, COADUNA (lembra-se do ministro? eheheh) com a idéia da limitação do twitter. Já com relação ao desktop, não existe essa limitação então não vejo a utilidade de um micro-blog quando você pode ter um blog.

    Quanto a “Que absuro discutir se é útil pra Desktop/Mobile, é útil na WEB!!”, sinceramente você não está levando em consideração o design e o escopo das aplicações. O twitter é útil na WAP. Twitter é algo just-in-time e isso lembra dispositivos moveis e não desktops.

    Em resumo, para acabar com essa discussão, o Twitter pode sim ser usado tanto em Desktop quando em Mobile (tanto que é), mas ao meu ver, é muito mais interessante para Mobile, mas infelizmente como no Brasil ainda não tem (e não sei se terá por causa da violência) a cultura e o poder aquisitivo, na maioria da sociedade, de sair com o seu dispositivo móvel e fazer uso do twitter de uma forma interessante.

    Comentário por Marco Rosner | maio 13, 2009

  8. Só pra divulgar aqui a continuação dessa discussão entre eu e o Icaro Medeiros com relação a uma notícia publicada pelo O Globo:

    Ícaro:

    para os incrédulos sobre o twitter:

    http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/05/21/o-twitter-esta-deixando-google-para-tras-afirma-larry-page-755965316.asp

    Minha resposta: (um *pouco* longa)😛

    É claro que o twitter vai ganhar do google com “notícias” de última hora, mas também acho que é muito sensacionalismo o título da matéria: “O Twitter está deixando o Google para trás, afirma Larry Page”. Ele disse isso em UM contexto, como colocaram aí, parece que o twitter será o Killer Google e isso não está nem perto de acontecer.

    Como o texto fala, essas informações em termpo real trazem muitos “problemas de precisão e credibilidade”. Ainda não aconteceu, mas prevejo que irá acontecer, algum dos desocupados do Twitter irá dar uma notícia bomba, que no meio do vulco-vulco, será tomada como verdade (uma mentira contada muitas vezes, se torna verdade) e o bafafa vai ser tão grande que sérias consequências irão mostrar que esse tipo de notícia nem sempre podem ser levadas a sério.

    Para conhecimento de um caso parecido, mas que aconteceu em blog (e se aconteceu num blog, imagina a facilidade de ocorrer em um micro-blog como o twitter?), veja: http://arsphysica.wordpress.com/2009/04/29/sobre-meu-afastamento-do-stoa-por-causa-de-uma-brincadeira-de-1%C2%BA-de-abril-ate-a-exclusao-da-minha-conta/

    ah! e claro, veja também como é bem interessante ter um twitter (pra dar boas risadas!):
    http://www.treta.com.br/2009/05/orkutizao-do-twitter.html
    http://www.omelhordotwitter.com.br/

    Comentário por Marco Rosner | maio 21, 2009


Deixe uma resposta

