It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Abreviações (Parte 2)

Abreviações (Parte 2)

Introdução

As informações traduzidas para o português contidas nessa série foram obtidas através do Guide To Grammar and Writing que é patrocinado pela Capital Community College Foundation, através de um artigo chamado, obviamente, Abbreviations.

A CCC Foundation tem sede em Hartford, CT e é um fundação sem fins lucrativos. Caso esta série lhe forneça algum valor e você deseje mostrar sua gratidão pela fundação, você pode enviar uma contribuição para CCC Foundation, 950 Main Street, Hartford, CT 06103. Telefone: (860) 906-5102, Email: jmcnamara@ccc.commet.edu.

Nomes de

  • Instituições “familiares” — UConn, MIT, UCLA, CIA, FBI, NATO
  • Países — U.S.A., U.K.
  • Corporações — IBM, CBS, NPR, CNN, ITT
  • Celebridades — LBJ, FDR, JFK, MLK
  • Objetos familiares — TV, VCR, CD-ROM.

Note que U.S.A pode ser escrito USA, mas U.S. é melhor com pontos. Também, nós podemos usar U.S. como um modificador (the U.S. policy on immigration – policia americana de imigração) mas não como um substantivo (He left the U.S. U.S.A)

Termos de unidades matemáticas

15 in., 15 ft, 15 kg, 15 m, 15 lb

Geralmente, você irá usar essas abreviações apenas em um texto técnico. Existem um espaço entre os números e as abreviações. Note que nós não colocamos um “s” depois das abreviações mesmo quando o plural é indicado. Também, nós não usamos ponto com as abreviações exceto para in. quando a abreviação pode ser confundido com a preposição in.

Quando o termo de medida é usado para modificar, nós colocamos um hífen entre o numero e o tempo de medida: “a 15-ft board, a 6-lb line, etc.”

Frases comuns

Como IQ (Quoeficiente de Inteligência – Intelligence Quotient) [Nota do blogueiro: ou QI – Quem Indica =P], RPM (Rotações por minuto – Revolutions Per Minute), MPH (milhas por hora – Miles Per Hour), e MPG (milhas por litro – Miles Per Gallon).

Tais abreviações são aceitáveis mesmo que nos textos em formato acadêmico e pode ser usadas sem ponto.

Palavras usadas com números

“He left at 2:00 a.m. She was born in 1520 B.C.”

Tanto com letras maiúsculas e minusculas pode ser usado como A.M, a.m, P.M, p.m. A abreviação B.C. (antes de cristo – Before Christ) é usada depois da data. A abreviação B.C. e A.D. (depois da morte de cristo – After Death) são, em alguns casos substituida por B.C.E (antes da era corrente – Before the Common Era) e C.E. (era corrente – Common Era), ambos são usados depois da data (embora devemos adicionar que essas abreviações não são largamente utilizadas e nem comumente entendidas).

Em alguns casos, você deverá ver 790 BC e AD 78 escrito sem pontos e escrito em versalete¹. Note que muitos livros de estilo estão agora recomendando que seja utilizado versalete para todas as aparições de acrônimos, tal como NAACP ou NCAA. O efeito prático disso é a permissão de misturar acrônimos  mais suavemente com o resto do texto.

A seguir é apresentada uma forma errada para uso dessas abreviações sem uma especificação numerica ligada ao termo: “We’ll do this in the a.m.” ou “We’ll do this tomorrow a.m.”

Termos comuns em Latin²

etc. (et cetera — e continua — and so forth), i.e. (id est — que é — that is), e.g.(exempli gratia — por exemplo — for example), et al. (et alii — e outros — and others).

A abreviação i.e (que é) é geralmente confundida com outras abreviações (e.g.). A i.e. geralmente é usada para introduzir uma explanação diferente da que foi dada. Se você puder escrever “por exemplo” (for example) como um substituto para a abreviação, você quer usar e.g., não i.e. Não aplique itálico ou sublinhado nessas abreviações. Muitas fontes recomendam que seja evitado o uso de abreviações em Latin exceto com notas em parenteses e algumas fontes dizem não para o uso de abreviações em Latin por completo (no lugar de termos em Inglês) exceto em citações ou listas de referências.

O Chicago Manual of Style recomenda o uso de virgula depois do i.e. ou e.g. para tirar essas abreviações como modificadores introdutorios. Outras pesquisas dizem para não se preocupar com a virgula, mas a virgula faz sentido.

Exceto em material de citações formais de negócios que você usa em pesquisas, não usar et al. é uma boa idéia, quando você quer dar o significado de “e outros”. E não use etc. como uma pessoa preguiçosa para fujir do trabalho.  Ao usar a palavra versus para anunciar resultado de um jogo, você deve usar vs., quando você estiver citando documentos legais, use a abreviação v.

¹ Estilo de escrita em que as letras são escritas em maiusculo, mas com o tamanho de uma letra minuscula.

² Essas seção que motivou essa serie =)

maio 14, 2009 - Posted by | English |

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: