It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Mouse serial no Linux

Pessoal,

Agora, finalmente, consegui instalar o linux e estou usando ele como um dos meus desktops =) Desktops? É…trabalho com dois pcs, um, temporariamente, windows XP, e o outro é Ubuntu 8.10. Devo me livrar do windows nas próximas semanas e colocar Gentoo (me desejem sorte! =S).

Mas então, eu penei pra instalar o linux na minha máquina windows porque ela tem um grande problema sexual com o linux (entenda-se a placa de vídeo (Nvidia TurboCache 6200) não instala nem fudendo com reza braba!), irei tentar instalar o Gentoo com um colega/orientador meu, vamos ver se conseguimos…

Voltando ao objetivo do post, eu consegui instalar o ubuntu 8.10 em outra maquina aqui em casa, mas o mouse não pegava, só que quando meu irmão utilizava ela (com windows) o mouse funcionava. Daí procurando alguma informação, vi que caso você utilize mouse serial no Ubuntu 8.10 você precisa alterar o arquivo /etc/X11/xorg.conf, adicionando o código:

Section “InputDevice”
Identifier “Configured Mouse”
Driver “mouse”
Option “CorePointer”
Option “Device” “/dev/ttyS0” ## Associa o device a porta serial 0
Option “Protocol” “Microsoft” ## Indica o protocolo utilizado pelo seu mouse
Option “Emulate3Buttons” “true” ## Habilita o scroll do mouse
Option “ZAxisMapping” “4 5”
EndSection

Mas porque eu preciso fazer isso? Simples, na instalação do Ubuntu ele subentende que seu mouse é PS2.

Informação simples, mas que me deu uma certa dor de cabeça e chateação. Serviu pra mim e pra você? =)

Atualização em 14 de Maio

Eu esqueci de comentar que é necessário reiniciar o sistema para funcionar o código acima.

Também fiquei sabendo que digitando o código:

inputattach –microsoft /dev/ttyS0

Esse código indica o drive (microsoft) a ser instalado e a porta serial, no caso a 0 (ttyS0) que está o “input” (equipamento que está sendo colocado no sistema). O porém de utilizar esse código é que ele, apesar de ser reconhecido na hora (coisa que o primeiro código que eu coloquei não faz, é preciso reiniciar o sistema), ao desligar e ligar de novo, o mouse não é reconhecido. Então você tem que digitar o código toda vez que iniciar o sistema. Para automatizar essa rotina, é só colocar o código acima no arquivo /etc/rc.local e pronto =)

Porém! Se no seu sistema, funcionar no xorg.conf, eu aconselho que deixe la, em vez de colocar no rc.local …

Atualização em 15 de Maio (A saga continua)

Pois bem, ontem conclui a atualização do ubuntu 9.04 e para a minha surpresa? O mouse não funcionou de novo! =/ Resolvi ler o forum do ubuntu sobre o problema que o pessoal tava tendo com mouse serial, então consegui. A minha narração do fato eu coloquei no forum do Ubuntu, veja aqui!

É legal que as pessoas que tenham problema que consigam resolver ou não, postem suas dúvidas/contribuição no forum da distribuição que utiliza, assim você estará ajudando o próximo e contribuindo com mais documentação para a distribuição.

maio 14, 2009 - Posted by | Tutoriais | ,

6 Comentários »

  1. Quer uma coisa bizarra?
    Naquele meu trabalho da rádio web, o debian num rodou nem ferrando num sei o que era (creio que era algo com a placa de video que inicializava e depois dava “crep” estilo fita do Super Nitendo mas o ubunto funcionou perfeito). Ai tive um problema incrivel, MOUSE! Não funcionava no Ubuntu mas no windows funcionava PERFEITAMENTE. Ai conversei com um amigo e ele me explicou que era um pouco comum isso e que ele passaria mais tarde pra me explicar como configurava. Nesse meio tempo, entrou na minha sala uma guria que tinha MANIA de colocar mousepad em tudo. Não conseguia mexer com mouse sem Mousepad (pra ela o negocio não deslizava). Tu acredita que a guria colocou o mousepad na merda do mouse no Ubuntu e a bosta funcionou? E qdo vc tirava o mousepad não funcionava. Na epoca instalei outra distribuição e o mouse funcionou de boa (com e sem mousepad) mas no ubuntu tinha que ter a merda do troço embaixo.
    Isso non ecziste :S

    Comentário por _raissa | maio 14, 2009

  2. ahahahaha

    Realmente, isso “non ecziste”! Pelo que eu entendi por “o negocio não deslizava”, o mouse era de bolinha. O que pode ter acontecido é que o ubuntu definiu seu mouse com um drive generico e o seu mouse não aceitava aquele drive, daí ficava dando conflito e por isso, funcionava só em alguns momentos. Na outra distribuição, teve ter instalado o drive correto do seu mouse e pronto, todos felizes! =)

    Comentário por Marco Rosner | maio 14, 2009

  3. […] será licenciado como Software Livre, entrei no projeto BRisa como desenvolvedor PyS60 e, de fato, começei a usar linux e a tentar ajudar a comunidade. […]

    Pingback por III ENSOL: Eu vou *PALESTRAR* « It’s knowledge, baby | maio 19, 2009

  4. thanks you🙂

    Comentário por indir | maio 21, 2009

  5. Olá amigo, olha, isso tá me dando uma dor de cabeça. Instalei uma distribuição chamada Paraná Desktop já que tinha que preparar um curso para umas professoras do estado do Paraná, o qual usa Linux. Essa distro é baseada no Debian e usa Gnome. Bem, não reconheceu meu mouse serial, então procurei na net e consegui essa mesma configuração do xorg que você sugeriu. Bem, resolveu meu problema. Mas, como o Desktop Paraná é meio enxuto eu quis instalar uma distribuição mais completa como o Ubuntu. Instalei, não reconheceu o mouse, então fui tentar a mesma coisa e não deu. Porque? O xorg.conf da versão 9 do Ubuntu simplesmente tem umas configurações resumidíssimas, como citou Leonardo Laporte no tópico do fórum do qual você participou. Coloquei esse código lá e a coisa não “funfa”. Vou fazer mais uma tentativa e ver no que dá.

    Comentário por Luciano Ferreira | maio 28, 2009

  6. Luciano,

    Você tentou seguir o que eu disse? com todo os passos? tirar tudo o que tem no xorg.conf, deixar como se fosse o original, reiniciar, colocar o código que eu divulguei e depois reiniciar de novo?

    Como eu falei, de alguma forma, na atualização ou na instalação do ubuntu mais novo, ele não reconhece seu mouse serial, porque por default ele entende que seu mouse é ps2.

    Comentário por Marco Rosner | maio 31, 2009


Deixe uma resposta

