It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Bing: mais uma tentativa da MS

bing

Foi lançado hoje (01 de junho de 2009), o mais novo esforço da Microsoft para ter numeros expressivos no mercado de buscas na internet. Sob o nome de Bing, foi re-lançado (pela 4ª vez em 5 anos) o sistema de buscas que pode ser acessado aqui!

A uma primeira visão, o sistema de buscas é bem “like-google”. Sua maior diferença com relação ao Google é uma terceira coluna a esquerda que contém as possíveis categorias para a sua busca. Por exemplo, se você faz uma busca por carro, a sua busca será dividida em categorias como Vendas, Peças, Revendas, entre outras. Mas calma, essa funcionalidade está apenas disponível para o EUA e o Canadá, testando ele aqui do Brasil mesmo, ficou um google estranho, com uma coluna sem nenhum sentido à esquerda.

Pessoalmente, imagino que seja mais um aplicativo fadado ao fracasso ou que ficará à margem dos líderes do mercado de buscas (Google e Yahoo!).

Só como curiosidade, esse mesmo serviço hoje nomeado de Bing (sem nenhuma explicação aparente para o nome), já teve o nome de MSN Search, depois Windows Live Search e Live Search. Outro ponto que demonstra o gosto pelo “não-padrão” da Microsoft é que a mudança de nomes para “Live+NomeDoAplicativo” foi tão forte, mudando vários aplicativos já conhecidos como o MSN, mas não seguido pelo seu produto mais recente. (Alguns afirmam que essa atitude foi tomada pela não simpatia que gerou em torno da marca Live Search.)

Aproveitando o post, queria saber se algum de vocês já testaram o Windows 7, estou ouvindo muitos elogios ao sistema, será que ta bom mesmo? Aguardo comentários… =)

junho 1, 2009 - Posted by | Computação | , ,

5 Comentários »

  1. Segundo a MS, o Bing não concorre diretamente com o Google por não ser uma ferramenta de busca, e sim uma ferramenta de decisão.

    Os maiores esforços da ferramenta são em automatizar decisões sobre compras de produtos (apresentando reviews, preço, etc, no resultado da busca), decidir viagens, etc.

    Se bem que o Google Rich Snippets + Google Squared promete fazer isso. Só não faz o agrupamento de queries por assunto, mas isso é fácil.

    Comentário por Ícaro Medeiros | junho 2, 2009

  2. “Pessoalmente, imagino que seja mais um aplicativo fadado ao fracasso ou que ficará à margem dos líderes do mercado de buscas (Google e Yahoo!).”

    Alguma razão para essa afirmação ?

    Comentário por Daniel Fireman | junho 8, 2009

  3. Simplesmente porque não tem nenhuma novidade, a não ser o agrupamento por categorias. Muitas pessoas já estão acostumadas a digitar: http://www.google.com para fazer uma pesquisa. Muitas outras usam o Firefox e é só apertar ctrl+k e digitar o termo que quer procurar e bum! ta na sua frente!

    No mais, isso quer dizer, “porque eu mudaria o que eu já faço e já esta internalizado, para algo que faz a mesma coisa?”.

    Comentário por Marco Rosner | junho 9, 2009

  4. Entendi o que você quis dizer, mas não sabemos o que nos espera. Pelo que entendi do comercial do bing e como o Ícaro falou o que eles querem é algo como o Squared, e se eles tiverem uma engine para isso melhor que a do Google, de repente, o bixo pega. Outra coisa, vale lembrar que a propaganda é a alma do negócio e que os caras são experts nisso.

    Sobre o fato de você digitar control + K e ir pra busca por que usa firefox. Acredito que existem mais usuários de IE do que de Firefox e qual você acha que vai ser o padrão do IE ? Não estou dizendo que eles vão superar o Google ou coisa assim. Estou dizendo que acho que se eles tiverem um desempenho minimamente decente, pode sim fazer com que os usuários que tem IE deixem de entrar em Google.com para fazer suas buscas. Isso pelo mesmo argumento que você usou para o Firefox.

    Comentário por Daniel Fireman | junho 9, 2009

  5. Concordo. A campanha publicitaria deles foi muito boa! Tanto que parece que deu resultado.

    Sim. Existem mais usuários do IE, do que do Firefox, existem pesquisas comprovando isso. Entendo o seu posicionamento e concordo com ele. Ainda mais com o novo IE 8, que dizem estar bem melhor que os seus anteriores e também está seguindo os padrões da W3C, coisa que seus antepassados não estavam nem aí, mas com o surgimento do Firefox e seu crescente ganho de mercado, a MS mudou a posição quanto aos padrões internacionais.

    Estou ficando interessado nos produtos da MS, tanto o Windows 7 e o IE 8, MUITA gente ta falando bem. Justo agora, que abusei do windows, e to com Gentoo =s ô vida viu… vou ter que arrumar um pc pra avaliar isso…

    Comentário por Marco Rosner | junho 10, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: