It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Instant Messenger (MSN) no Linux

Opa pessoal,

Hoje quero fazer um comentário da minha incursão ao mundo linux para achar programas pra o MSN (Instant Messenger – Im).

Vou começar avaliando alguns programas que instalei e usei ou tentei usar:

É um típico Im para programador, simples, prático, sem frescuras. E, o melhor, tudo ao que ele se propõe fazer, faz muito bem feito (outras, nem tanto). O problema é que ele não se propõe a fazer coisas interessantes como suporte a webcam, mudança de fotos na janela da conversa e emotions personalizados. É o que eu uso (atualmente), até que alguém me peça pra ligar a webcam =/

É engraçado de ver que nos foruns, listas de grupos de usuários e tantos outros locais existe uma verdadeiro sentimento de amor e ódio ao Amsn. É um dos aplicativos para Im mais conhecidos do mundo linux (até porque tem sua versão para o Windows e também aquela funcionalidade de descobrir quem lhe bloqueou, que deixa os mais curiosos de sorriso de orelha a orelha e depois pensativos porque ele foi bloqueado (consequentemente triste por isso – engraçado o ser humano né? procura motivos pra ficar triste!))

Particularmente, achei o Amsn completo, com suporte (bem deficiente) a webcam, com as mesmas frescuras do MSN ou como agora é chamado Windows Live Messenger (WLM). Porém deixei de utiliza-lo por conta de um problema que ao escrever ele, em alguns momentos, trava, para de aceitar o que eu digito, principalmente quando eu coloco a acentuação nas palavras, ele trava e quando volta, em vez de colocar a letra acentuada em seu devido lugar, é colocado no final da frase. O que já me deixou incrivelmente irritado.

Não tinha no repositório do Gentoo (e aqui fica um ponto, o repositório do Gentoo só da suporte ao pidgin e o amsn, outros você tem que baixar o fonte, compilar e instalar – não sei precisar até quanto isso é bom ou ruim). Fui no site do programa e tinha com suporte no repositório para versões Debian e Ubuntu, para ArchLinux (nunca tinha ouvido falar de Pacman – gerenciador de pacotes dessa distribuição), para Fedora e para Windows. Gentoo? Source code, mané!

Baixei, instalei. Me pareceu bem interessante, mas ao tentar fazer o login, me deparei com um bug ¬¬’ Lembrando, eu baixei a versão 1.0.1, caso você use outra distribuição disponível, pode ser que ele funcione, daí você me diz nos comentários como é =)

Esse eu nunca tinha ouvido falar (depois eu entendi o porque…) e achei em uma das minhas pesquisas. Quando fui baixar, pasme: tinha versão pra Mac, Ubuntu, Windows, Fedora mas NÃO tinha o source code! =S Ou seja, não baixei =/ Mas li que ele é bem legal, quem puder testar, me fala aqui =)

Enfim, essa história não tem final feliz…continuo usando o pidgin, ele tem um problema de quando vou adicionar alguma pessoa, essa outra pessoa não me vê ou não consegue falar comigo. =/ A intenção desse post é que vocês possam dizer qual o Im que usam e qual sua vantagem e desvantagem.

agosto 9, 2009 - Posted by | Computação | , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

