It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Debian Festival: Um pouco da história…

Pessoal,

Antes de falar da minha impressão sobre o Debian Festival desse ano, quero trazer um pouco da história desse evento que permeia a minha história de graduação, pois o Debian Festival apareceu aqui no blog sem a devida apresentação da sua história.

2006…

Passei na faculdade, mas só começava no meio de 2006, então me dedicando ao F1naveia.com. Até que em conversa com meu sócio no site, Maxwell Guimarães, tive a idéia de organizar (e depois daí não parei mais =x) uma caravana pra o ENECOMP 2006 que seria, naquele ano, em Poços de Caldas – MG. Na volta, já era suplente da diretoria da ENEC-AL, juntamente com Vicente Brasileiro e Ícaro Medeiros (parafraseando o Ícaro: os PRIMEIROS representantes da ENEC em Alagoas). Já em Maceió, sentados na mesa de um bar conversando e vendo a necessidade de fazer um evento em Maceió, criamos o Debian Festival – que nasceu como um evento pra passar informação sobre software livre e comemorar o aniversário do Debian (16 de agosto). Tivemos 15 dias pra organizar o evento que contou, por volta, de 85 pessoas e foi realizado na UFAL.

2007…

Agora sem a presença do Vicente Brasileiro, mas agora com a ajuda da Natalia Julieta (na epoca, presidente do CA de CC da UFAL) fizemos mais uma edição, ainda na UFAL. Uma edição que veio coroar o sucesso repentino do evento que tentou despertar os estudantes alagoanos para a necessidade de compartilhar conhecimento. Desta vez, contamos com palestra de alguns grupos de usuários de Alagoas e com um público de algo em torno de 150 pessoas. Além, é claro, da Paris Hilton como modelo do evento! \o/

2008…

Depois de muitas reclamações sobre o local “extremamente distante” da realização do evento, fomos procurar uma faculdade mais central pra realizar o DF. Faculdade alvo era o CESMAC ou a FAL. Fomos tão bem recebidos pelo Adilson, coordenador do CESMAC, que não tivemos nem coragem de ir pra a FAL. Fizemos então, naquela faculdade mesmo. O sucesso foi o mesmo, algo em torno de 150 pessoas, alguns mini-cursos legais e uma troca de informação, conhecimento e aquele velho networking de sempre =)

2009…

Mais um da original formação da organização foi-se. Galgando experiências no exterior, Ícaro Medeiros foi pesquisar em portugual. Sobrando a batada quente para mim e pra a Natalia. Mais uma vez tivemos toda o apoio do CESMAC na pessoa do Adilson. Esse ano também contamos com o reforço do Marcos Pereira (do CA de CC da UFAL) que deu uma força grande pra nós.

2010…

Creio que eu que esteja afastado da organização, procurando um desafio maior: Meu Mestrado.

Foi muito bom as pessoas que conheci, as pessoas com quem convivi, os stresses (sim, isso te faz crescer se avaliar direito depois com a cabeça fria) e tudo o que passei ou fiz passar durante a pré-/pós-realização do evento.

Espero que esse espirito de trabalho em prol do compartilhamento do conhecimento e do crescimento da área de computação em Alagoas não se resuma ao Debian e sim como o que vem acontecendo como Freeson, Encontro de grupos de usuários (Python, PHP), Alagoas Digital, Ciclo de palestras em faculdade e tudo o que possa engrandecer. Sei que fiz minha parte, regando a sementinha que a muito tinha sido enterrada com o CATI e outros eventos anteriores do Debian Festival! \o/

Conhecimento pra todos!

It’s knowledge, baby!!! =D

agosto 24, 2009 - Posted by | Computação | ,

2 Comentários »

  1. Além de imitar meu post http://kirux.wordpress.com/2009/08/20/4-anos-de-debian-festival/ ainda comete erros absurdos:

    “Creio que eu que esteja afastado da organizando”

    “Galgando experiências no exterior, Ícaro Medeiros foi pesquisar em portugual.”. Frase bisonha vei, reformule!

    Oia vou comentar mais nada n, vc é um organizador péssimo, feio, chato e remelento! E copia meus posts!

    Comentário por Ícaro Medeiros | agosto 24, 2009

  2. Agora lascou…posso elogiar meu filho também não é? ¬¬’

    Chore não vá, só porque vc ta longe e não viu ele fazer mais um ano esse ano! ahuahauhau =P

    Comentário por Marco Rosner | agosto 24, 2009


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: