It’s knowledge, baby

Welcome to the jungle!

Compartilhar conhecimento é necessário!

Sempre estive presente em discussões sobre software livre e software proprietário, e cheguei até a comentar que esse tipo de discussão é algo como discutir o sexo dos anjos. Mas, por fim, entendi que este são dos lados que DEVEM co-existir, é necessário ter as duas visões (ou mais) do mundo. Contudo, defendo veementemente a cultura livre, o dever do compartilhamento de informações, a responsabilidade social e a possibilidade de ajudar o próximo com o conhecimento produzido.

Transmitir/compartilhar conhecimento, para muitos, está relacionado a atividade docente, contudo, para realizar tal ação basta que você tenha boa vontade, algum tempo livre e vontade de aprender. Mas porque vou “perder” meu tempo produzindo conhecimento para alguém que eu, muitas vezes, nem conheço? Para essa pergunta, só tenho a dizer que o prazer de produzir conhecimento, de poder ajudar e ver o crescimento intelectual de alguém, não tem preço. Aos que já tiveram essa oportunidade, sabe bem o que é isso.

Saindo um pouco da esfera filosofica do ato, imagine se Santos Dummont não tivesse compartilhado o conhecimento sobre como fazer um avião voar? E se o conhecimento médico fosse particular? Se só apenas um médico ou grupo tivesse o conhecimento do tratamento da AIDS? Se seu pai/mãe decidisse não compartilhar com você as experiências e aprendizados vividos por ele? A humanidade cresceu e evoluiu através do conhecimento produzido e compartilhado.

Resolvi escrever este post numa forma de tentar motivar a produção e compartilhamento de informação e também pra mostrar que conhecimento não tem validade, pois tenho algumas palestras/mini-cursos divulgados no slideshare e, apesar de antigas, recebo com uma certa frequência e-mail de pessoas que desejam tirar alguma dúvida sobre as informações ali contidas. Qual não foi minha surpresa que ao rever alguma dessas palestras/mini-cursos, percebi números bastante interessantes:

  • Aula: “Gerenciamento de qualidade do projeto
  • Ministrada para a disciplina de Gerenciamento de Projetos, do curso de Sistema de Informação do IFAL em 2009
  • 9613 views e 282 downloads

Isso me deixa muito orgulhoso por perceber que o material/conhecimento que EU fiz/produzi está servindo de base/complemento para o aprendizado de milhares de pessoas! Não é legal? =)

Observação: Isso não cabe apenas para a área de informática/computação NÃO pessoal, independente de qual for sua área, TEM alguma forma de poder compartilhar seu conhecimento, suas experiências e os desafios enfrentados, até na mesa de um bar, em uma conversa informal! (Me chama, que eu adoro todo e qualquer tipo de conhecimento! =) )

Faça a sua parte! Try something new today!

agosto 26, 2011 - Posted by | Computação | , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: